Procon SC notifica Celesc a detalhar informações sobre reclamações de faturas

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (29), o Procon SC notificou formalmente a Celesc a prestar informações sobre os problemas relacionados ao envio de fatura. Muitos consumidores procuraram o Procon SC nos últimos meses para fazer reclamações sobre cobranças de tarifas e taxas de valores não previstas, problemas na medição e falta de envio das faturas.
O Procon SC esclarece que, desde dezembro de 2024, tem solucionado problemas de consumidores com a Celesc. Foram 475 reclamações recebidas naquele mês, sendo que 177 foram encaminhadas por Procons municipais de Santa Catarina. Dessas 475 reclamações, 84% dos casos já foram solucionados.
Em janeiro deste ano, o Procon SC recebeu 160 reclamações sobre a Celesc, sendo 23 oriundas de Procons municipais. A grande maioria desses casos já está tramitando no Procon SC.
O Procon SC também foi notificado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) a prestar informações relacionadas à resolução dos casos da Celesc, o que tem sido feito desde 2024. Cabe lembrar, também, que uma parceria entre Procon SC e Celesc permite atendimento presencial da Celesc na sede do Procon SC, no Centro de Florianópolis.
O Procon SC também tem informado os consumidores sobre os problemas.
Celesc enfrenta instabilidade com troca de sistema
A Celesc argumenta que enfrenta problemas durante a troca de seu sistema digital. Contudo, a empresa garante que não cortou e nem irá suspender o fornecimento de energia elétrica de nenhum cidadão com irregularidades de pagamento.
Além disso, as faturas com problemas serão reprocessadas com novos prazos de pagamento e/ou correção de valores e poderão ser pagas de forma parcelada e sem juros.
A Celesc afirma que todos os problemas serão resolvidos em, no máximo, até 90 dias.
A Celesc orienta o consumidor com problemas nas faturas a evitar as lojas físicas e acompanhar suas contas através de meios digitais:
- Site da Celesc;
- WhatsApp: 48 998600067
- Aplicativo da Celesc: Android (Google) e IOS (Apple).
Como acionar o PROCON SC
Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.
Zap Denúncia – 48 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.
Site do Procon SC: é possível fazer reclamações – entenda a diferença entre uma reclamação e uma denúncia.
Além disso, o Procon SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis.
Foto: Procon SC
Texto: Filipe Prado