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PROCON/SC ALERTA: MAIS DE 400 CONSUMIDORES CATARINENSES JÁ CAÍRAM NO GOLPE DO MOTOBOY

Diante da denúncia dos consumidores catarinenses, o PROCON SC alerta a população sobre um golpe que, inclusive, já foi tema de reportagem do Fantástico, da TV Globo, mas que continua fazendo vítimas no Estado, o golpe do motoboy.

O consumidor recebe a ligação para confirmar uma compra que ele não realizou. A vítima, então, é informada que o cartão foi clonado e precisa destruí-lo. Quem está do outro lado da linha pega os dados, diz que irá dar início ao processo de cancelamento do cartão, solicita a senha e avisa que o banco irá mandar um motoboy recolher o cartão clonado. Após o recolhimento, os estelionatários fazem compras, empréstimos e saques, causando um prejuízo sem precedentes aos consumidores.


“As pessoas precisam ficar alerta para este tipo de golpe. É de extrema importância que o consumidor nunca forneça seus dados ou a senha do cartão para ninguém. E vale lembrar que as instituições financeiras e bandeiras de cartão de crédito nunca recolhem o cartão. Ele deve ser destruído pelo próprio usuário”, orienta o diretor do PROCON SC, Tiago Silva, que revelou que o número de reclamações no órgão por este tipo de prática criminosa aumentou nos últimos meses.


Em um dos mais de 400 casos recebidos pelo PROCON SC, a consumidora recebeu uma ligação informando sobre um golpe em seu cartão da bandeira Mastercard. Imediatamente, ela ligou para o banco, porém a ligação foi interceptada pela quadrilha, que solicitou os cartões e as senhas. Ela só desconfiou do golpe quando o banco, no mesmo dia, entrou em contato avisando sobre a possibilidade do cartão ter sido clonado devido as várias compras e saques efetuados.


Em um outro caso ocorrido no Estado, o consumidor recebeu a ligação de uma suposta funcionária do Banco do Brasil informando que seu cartão havia sido clonado e que, devido à pandemia, o banco iria mandar buscá-lo na casa do consumidor. Ele chegou a ligar para a central do cliente e, novamente, a ligação foi interceptada pela quadrilha, que confirmou a retirada do cartão em casa.

Mais golpes na praça
Além do golpe do motoboy, outro tipo de operação fraudulenta chama a atenção do PROCON SC devido a constante reclamação por parte dos consumidores. Em todos os casos reclamados, os consumidores tentaram quitar o financiamento de um veículo, fizeram a ligação para o banco, que foi interceptada por uma quadrilha, solicitando o envio do boleto para pagamento. O boleto foi, então, enviado com dados falsos, o pagamento realizado, porém, ele nunca chegou ao banco.





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