jtemplate.ru - free extensions for joomla

orientaconsumidor

sindec l

btn download

Vídeos Procon

Pesquisas

 

cadastro

 

 


PROCON E POLICIA CIVIL RETIRAM DO MERCADO APARELHOS DE SMARTBOX SEM HOMOLOGAÇÃO PELA ANATEL

Uma opção para quem não pode adquirir uma TV Smart – TVs inteligentes com acesso direto à internet – são os aparelhos smart box, que tornam a TV não smart em um aparelho inteligente, com diversas funcionalidades, como é o caso do IZY Play, smart box desenvolvido pela empresa Intelbrás.

Porém, o PROCON SC recebeu uma denúncia de que o IZY Play ganhou uma versão similar, sem licença, sem autorização e sem a homologação da Anatel, que está sendo comercializada no Estado, e este tipo de réplica, conhecida como “versão pirata”, é criminosa. Diante do fato, nesta quarta-feira, 12, o órgão, junto com a Polícia Civil, iniciou na Grande Florianópolis e Balneário Camboriu a operação TV Pirata, para retirar do comércio todos os produtos irregulares.

Aparelhos como estes precisam ser testados e aprovados para uso no mercado brasileiro, isto garante a proteção dos direitos dos consumidores e a qualidade das comunicações, como explica o diretor do PROCON SC, Tiago Silva.

“Produtos como estes, com homologação da Anatel, passam por testes para garantir segurança elétrica e de emissões de radiofrequências, por exemplo, além de cumprir outras exigências, como a oferta de assistência técnica. Sem essa homologação, não tem como o consumidor ter garantia no produto”, afirma.

Avaliação pela Anatel

Os ensaios laboratoriais da Anatel exigidos para homologação examinam a conformidade de diversos requisitos técnicos dos produtos com padrões internacionais de segurança.

Os testes são realizados em Laboratórios Acreditados pelo INMETRO e seus resultados avaliados por Organismos de Certificação Designados pela Anatel. Eles visam minimizar riscos como choques elétricos; exposição a campos eletromagnéticos acima dos limites recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS); vazamento de materiais tóxicos; explosões; interferências em outros serviços regularmente estabelecidos, como, por exemplo, o Controle de Tráfego Aéreo e as redes de comunicação móvel (redes celulares).





© 2012 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |