Vôos cancelados
O Procon-SC esclarece que os consumidores que tiveram seus voos cancelados por causa das cinzas do vulcão chileno Puyehue tem direito a: trocar o pacote ou passagem para outra data ou local, sem pagamento de tarifas ou taxas; ou cancelar o contrato, com direito a restituição de quantia eventualmente antecipada, sem pagamento de multas.
O consumidor deve guardar o comprovante de eventuais gastos que teve em decorrência do atraso, como chamadas telefônicas, refeições, hospedagem, entre outras. É dever das empresas, companhias aéreas ou agências de viagem, prestarem toda assistência de forma a minimizar os transtornos ocorridos.
O consumidor que não conseguir solucionar o problema diretamente com a empresa deve procurar a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o órgão de defesa do consumidor de sua cidade.
Atendimento PROCON-SC
Pessoal, das 1300 às 18h00, de segunda à sexta-feira, na Rua Vitor Meirelles, 35/53 – Centro- Florianópolis.
Orientações por telefone no número 151.
O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu municÃpio.