PROCON

Diretoria de Relação e Defesa do Consumidor

Em reformulação, Procon será 100% digital para ampliar atendimento ao catarinense

Procon SC será 100% digital

Em transformação visando à ampliação do atendimento ao consumidor catarinense, o Procon SC em breve será 100% digital. Esta é uma das prioridades da gestão da delegada Michele Alves, diretora do órgão desde abril deste ano.

“Queremos um sistema que atenda o consumidor. Para que o consumidor possa abrir de casa uma reclamação e fazer uma denúncia. E também para que tenhamos os dados para fazer uma boa gestão, planejamento das ações e uma atuação eficaz em todo o Estado de Santa Catarina”, analisa Alves.

O Procon SC, estadual, é responsável por atender os 180 municípios catarinenses sem um Procon municipal. Atualmente, 115 cidades catarinenses contam com um órgão municipal de proteção ao consumidor.

“O novo sistema vai possibilitar que os municípios que não têm o Procon possam utilizar essa ferramenta para que o consumidor ingresse no sistema e faça sua reclamação e sua denúncia”, afirma a delegada.

Delegada Michele Alves anuncia a digitalização do Procon SC – Vídeo: Eduardo Leiros/ProconSC

A digitalização dará celeridade aos processos, facilitará a organização estatística e a comunicação, ampliando a proteção ao consumidor catarinense.

“Aos municípios que já têm Procon também vai ser importante, pois teremos a reunião de dados para que possamos fazer planejamento, gestão centralizada e consiga estabelecer um sistema estadual de defesa do consumidor. O governador Jorginho Mello já pediu, e nós temos esse compromisso: queremos melhor atender o consumidor catarinense”, finaliza Michele Alves.

Atendimento do Procon

Atualmente, o Procon permite abrir reclamações pelo site e enviar denúncias pelo Zap Denúncia no telefone: 48 3665 9057. Entenda a diferença:

Denúncia: é universal e pode afetar diversas pessoas. Exemplos: aumento de preço sem justificativa; comércios sem edição do Código de Defesa do Consumidor; produto vencido à venda; exigência de consumação mínima em bares e boates; comércio que não oferece Nota Fiscal; serviços não regulamentados pela Anvisa, entre outros. A denúncia pode ser enviada pelo site do Procon SC, presencialmente ou pelo Zap Denúncia. O PROCON SC NÃO VAI RESPONDER SUA DENÚNCIA PELO WHATSAPP, MAS ELA CERTAMENTE SERÁ INVESTIGADA.

Reclamação: é pessoal, referente a uma compra ou serviço prestado. Por exemplo: atraso na entrega; não adequação ao direito de arrependimento em compras online; erro em cobrança, etc. A reclamação pode ser feita através do site ou pessoalmente na sede do Procon SC. RECLAMAÇÕES NÃO SERÃO RECEBIDAS PELO WHATSAPP DO PROCON SC.

Vale lembrar ainda que o telefone 151 é utilizado apenas para tirar dúvidas dos consumidores.