Procon SC registra 3.614 reclamações sobre a Black Friday 2024
O Procon SC registrou menos reclamações relacionadas à Black Friday deste ano do que em 2023, embora os números sejam parecidos. Os tipos de reclamações também mudaram, com maior incidência de ofertas não cumpridas e publicidade enganosa em 2024.
Neste ano, a Black Friday, data que estimula promoções e desconto em todo o comércio, foi realizada em 29 de novembro, dia em que o Procon registrou 288 reclamações sobre o assunto – foram 330 em 2023.
Além disso, na semana depois do evento, entre 2 e 6 de dezembro, o Procon SC recebeu 1.856 reclamações contra 1.978 no ano anterior.
O único aumento registrado neste ano aconteceu na semana que antecede a Black Friday, já que muitas lojas iniciam suas campanhas de vendas e descontos já no início de novembro. Neste ano, entre 25 e 28 de novembro, foram 1.470 reclamações – em 2023 foram 1.448.
Ranking de problemas Black Friday 2024
1 – Oferta não cumprida/ serviço não fornecido / venda e publicidade enganosa
2 – Cobrança indevida e/ou abusiva para alterar ou cancelar contrato
3 – Dificuldade e/ou atraso na devolução de valores pagos/ reembolso/ retenção de valores
4 – SAC – Demanda não resolvida/ não respondida/ respondida após o prazo
5- Produto danificado/ não funciona – Falta de assistência técnica/ falta de informações sobre assistência técnica
Como acionar o PROCON SC
Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.
Zap Denúncia – 48 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.
Site do Procon SC: é possível fazer reclamações – entenda a diferença entre uma reclamação e uma denúncia.
Além disso, o Procon SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Texto: Filipe Prado