Procon SC adere ao Outubro Rosa em campanha pela saúde da mulher
O Procon SC promoveu nesta semana uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. A ação faz parte do Outubro Rosa, movimento internacional que surgiu em Nova York, em 1990, para alertar à saúde da mulher e à importância da detecção precoce das doenças.
O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres brasileiras, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste, onde as taxas são mais elevadas, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Estima-se que, entre 2023 e 2025, o País registre 73.610 novos casos, incidência de 41,89 por 100 mil mulheres. A faixa etária com maior impacto é entre 50 a 69 anos.
Em relação ao câncer de colo de útero são esperados 17.010 novos casos no triênio (15,38 por 100 mil mulheres), o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, com mais prevalência nas regiões Norte e Nordeste.
As principais formas de prevenção médica incluem exames de mamografia e Papanicolau, além da vacinação contra o HPV, diretamente relacionado ao câncer de colo de útero. Descobrir a doença em estágio inicial é vital ao combate e às chances de sobrevivência.
Além disso, o Inca recomenda uma alimentação saudável, atividade física regular e gordura corporal adequada como medidas preventivas às doenças. Amamentação também é outro fator protetor. Evitar tabagismo e consumir álcool com moderação também ajudam a evitar o câncer de mama.
Portanto, é muito importante estimular a prevenção e o combate a essas doenças.
O Procon SC reuniu os funcionários de rosa para reforçar a importância aos cuidados com a saúde da mulher e busca dar o exemplo aos consumidores. Previna-se! E ajude a salvar vidas!