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PROCON/SC ORIENTA CONSUMIDORES QUE TIVERAM EQUIPAMENTOS ELETR√ĒNICOS DANIFICADOS POR QUEDA DE ENERGIA

Ap√≥s a tempestade que assolou o Estado na √ļltima ter√ßa-feira, 30, o PROCON SC alerta os consumidores em rela√ß√£o a poss√≠veis danos causados pela pane el√©trica decorrente do ciclone. Normalmente, a queima de aparelhos eletr√īnicos e el√©tricos acontece no retorno da energia el√©trica ap√≥s a interrup√ß√£o, causando panes por conta da sobrecorrente ou sobretens√£o, isso ocorre nos casos da energia que volta ‚Äúde repente‚ÄĚ e tem um pico de mil√©simos de segundos.

De acordo com o √≥rg√£o, as distribuidoras devem cumprir √≠ndices de qualidade estabelecidos pela Ag√™ncia Nacional de Energia El√©trica (Aneel), prestando servi√ßo cont√≠nuo e eficiente mesmo quando ocorrem fen√īmenos naturais. No caso dos consumidores que se sentirem prejudicados com a queima de aparelhos el√©tricos, como geladeira e computador, em decorr√™ncia da falta de energia el√©trica, t√™m direito de solicitar o ressarcimento junto √† concession√°ria de energia el√©trica, conforme a conforme Resolu√ß√£o da Ag√™ncia Nacional de Energia El√©trica e o C√≥digo de Defesa do Consumidor (CDC).


O PROCON SC informa que o consumidor tem até 90 dias, a contar da data da provável ocorrência do dano elétrico no equipamento para solicitar o ressarcimento à distribuidora, devendo fornecer a data e o horário da ocorrência, documentos que comprovem que o solicitante é o titular da unidade consumidora ou seu representante legal, relato do ocorrido e descrição do equipamento.


A solicitação poderá ser feita online, diretamente nos postos de atendimento ou por quaisquer outros meios disponibilizados pela Celesc.
A obriga√ß√£o do ressarcimento se restringe aos danos el√©tricos informados no momento da solicita√ß√£o. Para reclama√ß√Ķes posteriores, dever√° ser feita nova abertura de reclama√ß√£o.
Caso haja ressarcimento, ele deverá ser feito diretamente ao titular da unidade, porém, não é necessário comprovar que este seja o dono do equipamento.


Neste cen√°rio, o consumidor tem obriga√ß√£o de permitir o acesso dos funcion√°rios da Celesc ao equipamento que sofreu o dano e seguir as orienta√ß√Ķes da concession√°ria sobre prazos de conserto e ressarcimento.


‚ÄúO papel do PROCON SC √© garantir os direitos do cidad√£o enquanto consumidor. Sendo assim, fica aqui as nossas orienta√ß√Ķes para quem sofreu preju√≠zos decorrentes desta pane el√©trica‚ÄĚ, esclarece Tiago Silva, diretor do PROCON SC.





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