jtemplate.ru - free extensions for joomla

orientaconsumidor

sindec l

btn download

Vídeos Procon

Pesquisas

 

cadastro

 

 


PROCON/SC REALIZA PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR

√ďrg√£o encontrou diferen√ßa nos pre√ßos de 1498% em rela√ß√£o ao mesmo produto.

Com o objetivo de auxiliar e orientar os consumidores que nesta época do ano iniciam a compra do material escolar, o PROCON/SC realizou esta semana uma pesquisa de preços dos artigos mais procurados por pais e estudantes.

Entre os 40 itens pesquisados nos oito estabelecimentos visitados, o destaque fica por conta da caneta esferográfica, que apontou uma variação de preço de 1498%.

A orientação do diretor do PROCON Estadual, Tiago Silva, é que o consumidor faça uma pesquisa e fique atento aos preços.

‚ÄúVale lembrar que os estabelecimentos que anunciam o produto por um valor e quando o consumidor chega no local √© outro, ele est√° infringindo o C√≥digo de Defesa do Consumidor‚ÄĚ, lembra Tiago.

A lista completa est√° disponibilizada no site do PROCON/SC (www. http://www.procon.sc.gov.br/)

Dicas importantes

O órgão estadual também orienta os consumidores que, de acordo com a Lei 12.886/2013, na lista de material solicitado pelas escolas não podem estar incluídos materiais de uso coletivo, higiene pessoal e limpeza ou taxas para suprir despesas como água, luz, telefone, impressão e fotocópia.

Não pode ser solicitado também aos pais que comprem os materiais na própria escola e nem exigir determinadas marcas, locais de compra, salvo quando a compra do material didático for apostilas.

Ainda é considerada abusiva a cobrança da taxa de material escolar sem a apresentação de uma lista. A escola é obrigada a informar quais itens devem ser adquiridos. A opção entre comprar os produtos solicitados ou pagar pelo pacote oferecido pela instituição de ensino é sempre do consumidor.

Uma dica importante é a pesquisa em diferentes estabelecimentos e se possível aproveite itens que sobraram do ano passo. A compra em grupo, ou no atacado, também pode dar descontos vantajosos.

Quando se fala em economia, é importante lembrar que nem sempre o material mais sofisticado é o de melhor qualidade ou o mais adequado. Evite comprar materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados, porque geralmente os preços são mais elevados.

Materiais como colas, tintas, pinc√©is at√īmicos, fitas adesivas, entre outros, devem conter informa√ß√Ķes claras, precisas e em l√≠ngua portuguesa a respeito do fabricante, importador, composi√ß√£o, condi√ß√Ķes de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum risco ao consumidor.

Trace um orçamento e se for comprar tudo no mesmo estabelecimento, vale pedir um desconto.





© 2012 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |